quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A estrada dos sonhos...


Uma pergunta foi feita por Freud a si mesmo e, de sua resposta, o estudo da psique humana nunca mais foi a mesma...

"Qual o caminho mais seguro e rápido para se chegar ao que ocorre no inconsciente?"






"Sigmund Freud foi o primeiro a demonstrar que o método mais importante para se chegar ao conhecimento dos conflitos patogênicos é a análise dos sonhos." p.13
Para Freud, os desejos desagradáveis, que preferimos não conhecer são justamente os elementos que o formam e o tornam a "via regia para se chegar ao inconsciente.


Os sonhos são porta-vozes do inconsciente mas o sonho manifesto, aquele que lembramos, é como a fachada de uma casa. Nada revela de seu interior.
Aparentemente o sonho manifesto não satisfaz nenhum desejo, mas exprime temor e preocupação ou seja, o contrário do suposto impulso do inconsciente. 

 Ou seja, o sonho "disfarça" aquilo que realmente é desejado pelo inconsciente e faz isto de diversas formas sendo uma delas,  apresentando o "oposto" como conteúdo manifesto.

O fato de tais ideias aparecerem em sonhos, significa que não são pensadas conscientemente e que sua representação segue reminiscências infantis já que em parte é disto que o inconsciente é feito.

Jung ressalta aqui que, "as idéias faladas sobre o sonho seguindo regras técnicas, seguem todas uma mesma direção concentrando-se em torno de um assunto específico de significado pessoal." p.14 No entanto, mesmo admirando o pioneirismo de seu precursor, o psicólogo suíço faz uma crítica a Freud quanto a idéia de que a origem de todos os conflitos seriam questões  de cunho erótico. Diz ele que uma coisa não prova outra e que os sonhos desvendados com um conteúdo sexual não comprovam que todos tenham esta mesma causa pois:

"Assim como um assassínio não revela a existência do prazer de trucidar como fonte geradora de conflitos em todos os homens, há uma diferença colossal entre a existência do germe e o conflito real  no caso da neurose." p.16
 Na história da neurose, há um momento crítico do aparecimento de um problema do qual o indivíduo se desviou pois, em geral hesitamos diante de coisas desagradáveis, difíceis e perigosas e são estes momentos que geralmente aparecem disfarçados em nossos sonhos. 
O grande mérito de Freud, foi observar os sonhos como um tipo de informação diagnóstica do inconsciente. A partir desta descoberta, as pessoas tiveram que aceitar que , como dizia Jung, não tinham o total controle do que se passava em sua própria casa, em sua própria psique.

 

 

 
 




  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário