quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mais de Eros....

 A análise dos sonhos revela aquilo que todos tentamos encobrir, mesmo se tratando daquilo que nem sabemos que pensamos:

"Assim sendo, o início do tratamento não pode deixar de ser um suplício para muitas pessoas que tem uma falsa imagem de si mesmas, pois, aplicando o antigo ditado místico "abre mão do que tens e receberás", terão que renunciar a quase todas as caras ilusões que têm a seu respeito, para deixar brotar algo muito mais profundo, maior e mais belo dentro de si. Uma sabedoria antiquíssima volta a luz dia, com o tratamento." 



Freud tentou com seus estudos demonstrar a primazia do fator erótico -sexual na origem do conflito patogênico. Segundo essa teoria, há uma colisão entre a tendência do consciente e o desejo imoral, incompatível, do inconsciente.O desejo inconsciente é infantil ou melhor, é um desejo proveniente do passado infantil que não se adequa mais ao presente, razão pela qual é reprimido, e isso por motivos morais.

 Reproduzo aqui, longo trecho do livro que considero interessante para começar a entender a complexa teoria das neuroses.

"O neurótico seria então, aquele que quer reprimir-se por um lado e libertar-se, por outro. A este conflito damos o nome de neurose. Se esse conflito fosse claro e totalmente consciente, é provável que nunca daria origem a sintomas neuróticos;estes só aparecem quando não se consegue ver o outro lado do próprio ser, nem a premência dos seus problemas. O sintoma parece produzir-se unicamente nessas condições, e ajuda o lado não reconhecido da alma a exprimir-se. Segundo Freud, o sintoma é, portanto, uma realização de desejos não reconhecidos, que, se fossem reconhecidos, entrariam em violenta oposição às convicções morais.
Como já dissemos, o doente não pode lidar com ele, nem melhorá-lo aceitá-lo ou renunciar a ele porque, na realidade, seus movimentos impulsivos nem mais existem, pois foram recalcados, eliminados da hierarquia consciente, transformando-se em complexos autônomos. Pela análise, e só depois de vencidas enormes resistências, esses impulsos são devolvidos à tutela da consciência. Há pacientes que se vangloriam, dizendo que neles o lado sombrio não existe; asseguram que não tem conflitos. Não vêem, porém, que em compensação esbarram em outras tantas coisas cujas origens desconhecem , tais como humores histéricos, artimanhas tramadas contra si mesmos ou contra o próximo, inflamações estomacais de origem nervosa, dores aqui e ali, irritabilidade sem motivo aparente, e todo um séquito de sintomas nervosos." (p.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário